terça-feira, 16 de agosto de 2016

CONVITE ACEITO





Uma despedida difícil eu faço hoje do livro Clarice, uma biografia, de Benjamin Moser. Foram algumas semanas especiais, deliciosas tardes de verdadeiras expectativas e descobertas, momentos surpreendentes, fatos não imaginados, desconhecidos, recordados. Tristezas, alegrias, superações, confrontos pessoais, persistência, reflexões de vida e morte.  Tudo isto e muito mais eu vivi nesta leitura.
Sempre acreditei que são os livros que nos escolhem e que há o momento exato para que isto aconteça. Encontrei-me agora com Clarice e vamos ficar juntas por um bom tempo, talvez para sempre, fieis, como foi ela com os verdadeiros amigos ou os verdadeiros amigos foram com ela.
Claro que eu já havia escutado muito sobre a autora, mas ela havia se tornado para mim inatingível (para mim e para muitos que histórias ouvimos daqui e dali ao redor do seu nome) porque assim ela me foi apresentada, difícil de ser lida e compreendida. Mas então, depois de muitos outros autores lidos, escutei o comentário de um livro de Clarice e bateu vontade de finalmente, verdadeiramente conhecer seus escritos. Adquiri então Todos os contos/Clarice Lispector, organização de Benjamin Moser. E eu me vi lendo e entendendo... Senti-me de repente estar preparada para conhecê-la. Aconteceu assim comigo. Aconteceu também neste mesmo momento ter em mãos Clarice, uma biografia, do mesmo autor. Começar esta nova aventura pelo olhar de Benjamin Moser foi uma boa opção. Ele foi o facilitador, foi quem despertou ainda mais a minha “coragem” de desvendar o jeito singular de Clarice de ver e sentir (se isto é possível...).
Paralelamente, fui lendo os dois livros, avancei mais na biografia, que termino agora, o de contos está quase por terminar. Os dois se afinaram, se complementaram, fortaleceram a minha mais recente trajetória de leitora.
Corrijo a tempo o início deste texto, não é exatamente uma despedida hoje o que eu faço, pelo contrário, sinto-me convidada por Benjamin Moser para conhecer a literatura de Clarice Lispector.
Convite aceito! Que venham os romances de Clarice.

Joyce Pianchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário