domingo, 3 de abril de 2016

ASSIM INICIEI O MEU DIA





A voz de Manuel Bandeira

A noite me trouxe, não sonhos e pesadelos, mas imagens vividas e que de tão intensas, guardadas ficaram e bailaram, num barulho que pareceu que eu não dormia.
Amanheceu, levantei cansada e ainda recordando os acontecimentos vividos à noite.
E então eu havia terminado de ler no dia anterior o livro “Manuel Bandeira -50 poemas escolhidos pelo autor”. Esclareço, porém, que não foi ele o motivo da noite mal dormida. Não mesmo!
 Claro que eu já sabia quem era Manuel Bandeira, o poeta, lido nos tempos de estudante. Mas é que neste tempo lemos por imposição.
Agora ele volta, quando eu procurava algo para ler me deparei com Manuel Bandeira cronista. Ora! Tenho um fascínio especial pelo gênero literário e então comprei os dois volumes: “Crônicas da província do Brasil” e “Crônicas inéditas”, do mesmo autor.
 Iniciei então a leitura do primeiro volume, que ainda estou lendo. Paralelo a este que leio, peguei na instante do meu filho o livro acima já mencionado “Manuel Bandeira-50 poemas escolhidos pelo autor”, para ler alguns poemas por ele comentados no livro “Crônicas da província do Brasil”.  O que encontrei, o autor diz por mim no poema Belo Belo:
“-Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples”
E para completar a beleza simples, da vivência intensa de sentimentos e lugares viajados de Manuel Bandeira, este mesmo livro traz um CD com poemas lidos por ele próprio. E então escuto os poemas que li e sinto que ele se torna mais esclarecedor, mais vibrante, na voz do seu criador.
Isto tudo para dizer que após uma noite conturbada eu me deliciei com a voz de Manuel Bandeira logo pela manhã, tomando uma xícara de café que eu mesma fiz.
Joyce Pianchão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário